segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Bebidas, qual a melhor opção?




Com o calor da Primavera e do Verão, o consumo de bebidas aumenta de forma inevitável: são frescas, matam a sede, mas nem sempre são amigas da saúde. Vamos entender o porquê para que de futuro saibas escolher a melhor opção.

As bebidas constituem o quarto grupo de alimentos na roda dos alimentos e são uma fonte importante de energia e de alguns nutrientes, principalmente de água, sais minerais e vitaminas, no entanto, nem todos fornecem estes nutrientes de igual forma.

A alimentação praticada no mundo ocidental é rica em produtos cuja transformação promove a perda de vitaminas e sais minerais.

Para que uma bebida possa ser identificada como sumo de fruta puro, deve conter 100% de sumo na sua constituição. No entanto se o rótulo menciona que é 100% sumo mas não menciona que é puro, cuidado porque este sumo já pode conter açúcar e aditivos antioxidantes e aromas, só se mencionar que não tem.

Do ponto de vista nutricional, quando a fruta é espremida toda a sua fibra fica retida no espremedor. A fibra da fruta é benéfica para a saúde e cada vez mais rara nos alimentos. No entanto, o teor de água e vitaminas e sais minerais pode manter-se relativamente igual. O conselho vai para o consumo de fruta, excepto em alguns casos em que o sumo de laranja fornece uma maior quantidade de vitamina C, por levar várias laranjas, sendo por isso, mais calórico e menos saciante do que comer a peça de fruta.

Os diferentes produtos comercializados podem ser:

Sumos directos - retirados no momento, devem ser consumidos de imediato, de forma a não perder vitaminas por contacto com o ar ou com a luz, como a vitamina C. Certifica-te, sempre que pedires um sumo natural, se ele é espremido na hora.

Sumo fresco - o sumo depois de espremido, é submetido a um processo de pasteurização, de modo a aumentar o prazo de validade. Pode ser uma boa opção para levar de viagem ou mesmo para a praia.

Sumo à base de concentrado - em que foi retirada a água ao sumo, sendo esta posteriormente adicionada pelo consumidor, no entanto, se for para consumo directo não pode extrair mais de 50%.

Sumo desidratado - em que foi retirada quase toda a água, o sumo transforma-se em pó, sendo reconstituído pela adição de água no acto do consumo.
Quando vem mencionado 100% sumo de fruta sem mencionar puro, pode conter açúcar e aditivos antioxidantes e aromáticos, só se mencionar que não tem é que temos a garantia de que é 100% sumo de fruta.


Os néctares, resultam da junção de água e açúcar ou mel ao sumo que pode representar uma percentagem de 25 a 50%, dependendo do tipo de fruto em questão. São mais pobres do que os sumos genuínos.

Nos néctares, os sabores maçã, pêra, ananás, citrinos (excepto limas e limões) e pêssego têm um teor mínimo de sumo de 50%. Em relação ao teor de açúcar, os néctares de sabores a lima, limão e outros citrinos contêm maior quantidade que a maioria dos sabores, dos quais se destaca o sabor a maçã com menor teor de açúcar permitido.

Quanto aos refrigerantes, estes podem ou não conter gás (dióxido de carbono) e são compostos por água, açúcar, concentrados, extractos ou aromas e aditivos. Também podem ou não conter sumo de fruta, que também poderá estar presente numa quantidade variável entre 6 e 16%, consoante o tipo de fruta. Os refrigerantes com sumo de fruta de maçã, pêra e uva são os que mais sumo contêm.

A nível nutricional, este tipo de bebidas apenas fornecem açúcar em demasia, sendo, por isso, consideradas calorias vazias, uma vez que não fornecem mais nutrientes e ainda potenciam a descalcificação óssea devido ao efeito do gás. Podemos quase afirmar que são bebidas fornecedoras de anti nutrientes.

Muitas vezes são procurados os refrigerantes na versão light, nas quais o açúcar é substituído por adoçantes, ficando quase isento de calorias. No entanto, alguns especialistas defendem a ideia que o consumo excessivo deste tipo de refrigerantes pode estimular a produção de insulina só pelo sabor doce na boca, o que poderá despertar mais facilmente o apetite.
Como incorporam aditivos e corantes, o seu consumo deve ser moderado, principalmente pelas crianças.

Águas aromatizadas são águas gasosas sem gás, aromatizadas com sabores mais frequentemente de limão e laranja, ou de plantas. Podem ser uma boa alternativa, pois são frescas e não contêm açúcar.

No entanto, estamos a falar de bebidas com algum valor nutricional, enquanto que as bebidas alcoólicas, isentas de qualquer valor, são vendidas 3 vezes mais do que qualquer sumo ou néctar.

Sem comentários: